You are here: Home » Guaratinguetá » Guaratinguetá – Fazenda Esperança

Guaratinguetá – Fazenda Esperança

Fazenda Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos, nosso trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.

Tudo começou numa esquina

Nelson Giovaneli se aproximou de um grupo de jovens que consumiam e vendiam drogas perto de sua casa. Isso em 1983, na esquina da rua Tupinambás com a Guaicurus, no bairro do Pedregulho, na cidade de Guaratinguetá interior de São Paulo. Ele foi animado a dar esse passo por frei Hans Stapel seu pároco que o incentivava a viver concretamente a Palavra de Deus.

Nelson conquistou a confiança daqueles dependentes químicos. Um deles Antonio Eleutério foi o primeiro a ser contagiado e pediu ajuda para se libertar das drogas, tudo isso porque Nelson buscava colocar em prática a frase “Fiz-me fraco com os fracos a fim de ganhar os fracos” (I Cor 9,22).

O franciscano alemão

Frei Hans tornou-se pároco da igreja Nossa Senhora da Glória em 1979. Ele nasceu no fim da segunda guerra mundial, cresceu junto da reconstrução da Alemanha, orientado religiosamente na Igreja Católica por seus pais, conheceu o carisma da unidade de Chiara Lubich e da pobreza de são Francisco de Assis, os quais divulga em sua vida religiosa.

Foi liberado integralmente para a Fazenda Esperança em 1992 quando seus superiores entenderam essa necessidade.

O primeiro grupo

Os companheiros de Antonio notaram algo diferente em sua vida. Isso os levou a buscar a ajudar do jovem paroquiano que os propõem viver radicalmente a Palavra de Deus e à noite encontrar-se na Igreja ao invés da esquina para trocar as experiências vividas a cada dia.

Esse grupo sugeriu a Nelson alugar uma casa para viverem junto. O aluguel e as despesas pagariam com seus trabalhos. As primeiras atividades foram a limpeza de jardins enquanto Nelson continuava em seu emprego de “office boy”, na cooperativa de laticínio de Guaratinguetá. Tudo o que ganhavam colocavam em comum para se sustentar.

A experiência feminina

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá / SP. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Espalhou-se pelo mundo

A Fazenda inaugurada em Sergipe/AL em 1992 é a primeira fora de Guaratinguetá. A primeira comunidade fora do Brasil nasce na Alemanha, na terra de seu fundador frei Hans, 15 anos depois de seu início.

A Fazenda Esperança se espalhou do ocidente para o oriente ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI à comunidade das Pedrinhas na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo em 2007.

  

Endereço: Estrada do Taquaral, km 19

Telefone: (12) 3128 8900

E-mail: retornoavida@fazenda.org.br

Cep: 12511-970

No related posts.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>